Construção em Alvenaria

A utilização da alvenaria como método de construção de edifícios tem raízes que remontam à antiguidade, tendo evoluído em termos de materiais e técnicas aplicadas. O termo alvenaria remete para a construção com elementos unidos entre si, usando ou não argamassa. Esses elementos podem ser de várias origens e materiais, maciços ou vazados (tijolos e blocos) como blocos de cimento, tijolos, pedra e até vidro.

A alvenaria com tijolos ou blocos de cimento ainda é o método de construção mais utilizado no nosso país. Normalmente é combinada com betão armado para maior resistência, mas não é obrigatório que assim seja. Esta construção pode ser utilizada como preenchimento de paredes em que a estrutura é em betão armado, ou servir para construir a própria estrutura, sendo chamada então de alvenaria estrutural.

Vantagens

– Permite a construção de edifícios mais altos e dá uma maior liberdade arquitectónica, tanto na altura como na forma sem pôr em causa a estabilidade da estrutura.
– Permite a criação de vãos largos e formas inovadoras sem pôr em causa a distribuição de forças na estrutura do edifício. 

– Normalmente tem um bom comportamento face ao sismo;

– Tem boa inércia térmica (a capacidade do edifício para as variações de temperatura no seu interior).

Desvantagens 

– Costuma ser mais fria e ter pior desempenho no isolamento, o que implica a utilização de medidas extra para ultrapassar esse problema. É por isso cada vez mais frequente a utilização de técnicas de isolamento térmico e acústico utilizadas em outros métodos construtivos, como é o caso da utilização dos sistemas de isolamento térmico denominados ETICS (A sigla do Sistema ETICS vem do inglês, de External Thermal Insulation Composite System, que em português significa “Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior” que garantem que a estrutura de alvenaria e betão não seja afectada pelas condições climatéricas e não as transmitam ao interior da habitação.

Este sistema vulgarmente denominado de “capoto” pode ser executado com diversos materiais de isolamento térmico disponíveis no mercado e que em conjugação com argamassas minerais de revestimento formam uma barreira contra as condições climatéricas mais adversas estando disponíveis em diversas cores e tipos de acabamentos.